quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Turismo

Lages - SC Lages preserva o sentimento de amor pela terra e o legado intocável dos campos nativos, formados por coxilhas, com taipas centenárias e rios de águas puras e límpidas. É detentora de excelentes índices de qualidade de vida e de um diversificado parque industrial, comercial e de serviços. Conhecida como Capital Nacional do Turismo Rural, é ainda mais atraente no inverno, quando fortes geadas e nevascas criam cenários inesquecíveis para os turistas. Promove anualmente a Festa Nacional do Pinhão, fruto da araucária, árvore abundante na região.

Turismo Rural: Lages conta com inúmeras fazendas abertas para o turismo rural. Destaque para a Fazenda do Barreiro, que tem uma cozinha de chão batido e um museu histórico onde são guardados documentos e objetos de mais de 100 anos. Para chegar na fazenda é necessário atravessar um rio, passando por uma ponte pênsil, cenário que se encaixa com perfeição na bucólica paisagem rural. Outro destaque é a Fazenda Nossa Senhora de Lourdes, que tem instalações para acolher 10 hóspedes, mas que se diferencia pela construção original em madeira, um tributo à valorização das tradições, e pela presença de uma ampla biblioteca, com exemplares raros, acumulados ao longo dos 158 anos de existência da fazenda. Ainda existe a Fazenda Pedras Brancas, pioneira do turismo rural; a Fazenda Refúgio do Lago, com piscina natural e um restaurante aberto ao público, com música ao vivo; a Fazenda Dourado, no antigo Caminho das Tropas; o Hotel-Fazenda Boqueirão, a 8 km do centro; a Fazenda Ciclone, 43 km ao sul de Lages, e a Fazenda Aza Verde, de propriedade de descendentes de italianos, localizada às margens da antiga BR-2, a 7 kmn do centro e que tem 12 açudes para pesca artesanal. Em todas as fazendas há conforto, bons serviços e, geralmente, estrutura para eventos.

Patrimônio Histórico: Visite a Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres, de 1922; o Colégio Vidal Ramos, de 1913, o maior, mais confortável e moderno colégio do Estado à época; a Igreja Santa Cruz, na Colina de Santa Cruz, local de encontro dos antigos tropeiros; a Cacimba de Santa Cruz; o Memorial Nereu Ramos; o Monumento a Antônio Correia Pinto, uma escultura de 3m de altura, de autoria do artista lageano Agostinho Malinverni Filho, fundida em bronze e pesando meia tonelada; o Museu Thiago de Castro; o Museu de Arte Agostinho Malinverni Filho e o Prédio da Prefeitura Municipal, de 1902, construído em moldes italianos e adaptado ao estilo das construções oficiais brasileiras. Conheça também o Parque Jonas Ramos, popularmente chamado de Tanque, o Calçadão da Praça João Costa e a Praça Joca Neves. Na zona rural, visite o Parque das Pedras Brancas.

Parque Jonas Ramos Natureza: Confira o Parque Ecológico, que concentra mais de 8.000 araucárias em 2.000.000m2 de área preservada; o Salto do rio Cachoeiras, formado por um grande lago, barragem, cascata e área verde. Trata-se de um local aprazível para pesca e descanso, localizado a 20 km do centro, em direção a São José do Cerrito, próximo à antiga Usina Hidrelétrica do Caveiras.

Cultura e Eventos: A cidade promove diversas festas ao longo do ano. A Festa Nacional do Pinhão é o maior evento da região serrana e o mais bem freqüentado. Realizado em junho, tem atrações como a Sapecada da Canção Nativa, festival de música, concurso de danças gaúchas, poesia, shows com artistas famosos, rodeios, churrasco e chimarrão. A ExpoLages, realizada em outubro, também é um grande evento regional – a maior feira agropecuária do planalto catarinense -, com exposição de animais, produtos e implementos agrícolas, enriquecida com manifestações culturais e folclóricas.

Destaque: Turismo rural, segmento no qual Lages é pioneira no País. Em hospedagens rústicas, os visitantes podem aproveitar o dia-a-dia de uma fazenda, experimentar a lida campeira e ser recebidos como visitantes pelas famílias. Nos restaurantes das fazendas são comuns as refeições típicas, iniciadas ao toque do sino, para chamar os convidados. Ao lado do restaurante costuma ficar o fogo-de-chão, onde sempre existe água quente para o chimarrão ou uma panela de ferro com pinhões para cozinhar.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO